Após um tempo com leituras preparatórias e observações de aulas, as bolsistas já estavam ansiosas para um contato maior com os alunos. Então a supervisora profª Juliana nos sugeriu uma atividade extraclasse, auxiliar os alunos das 8ª séries do período vespertino com atividades de interpretação de textos, essa foi então à primeira proposta de aproximação como docente com os alunos.
A supervisora se encarregou de escolher as turmas e convidar os alunos. Então no dia 29/08 no contra turno tivemos a primeira atividade com alguns alunos das 8ª séries da escola Marechal Bormann.
As atividades aconteceram da seguinte forma, foram selecionados quatro textos pequenos relacionados ao amor, todos seriam lidos em voz alta e em cada um seria sugerido uma interpretação, após a leitura e uma longa discussão cada aluno escreveria o que considerava importante nos textos. Ao iniciarmos a leitura aproveitamos para trabalhar a oralidade dos alunos, cada um lia um parágrafo dos seguintes textos:
O amor é rosa - Içami Tiba,
Indivisíveis - Mário Quintana;
Orion - Carlos Drummond de Andrade;
Dia Branco - Música do CD de Geraldo Azevedo.
Indivisíveis - Mário Quintana;
Orion - Carlos Drummond de Andrade;
Dia Branco - Música do CD de Geraldo Azevedo.
Após a leitura do texto 1º, as bolsistas questionaram os alunos sobre o que eles compreenderam, e quais foram suas primeiras impressões. Eles observaram que o texto falava sobre o amor, e segundo suas interpretações, o texto se tratava do respeito às diferenças alheias.
Na leitura do texto 2º, os alunos interpretaram que se tratava de um poema sobre o amor, mas de uma forma um pouco diferente, representando um amor inocente entre duas crianças.
Em seguida, o texto 3º foi lido e os alunos interpretaram como um texto que aborda um amor que está distante.
O 4º e último texto lido foi o texto “Dia Branco”, que é uma música do CD de Geraldo Azevedo, interpretada pelos alunos como um texto que se tratava de um convite para uma pessoa amada.
Após o término de todas as leituras, as bolsistas realizaram um questionário, e discutiram as questões relacionadas a todos os textos que foram lidos;
Quais interpretações e conclusões poderiam tirar dos textos?
Os textos poderiam influenciar a vida deles? De que forma?
Se houve alguma identificação pessoal com os textos?
O que os aproxima e os distancia?
Ao concluir essa atividade, com base nas leituras dos textos, cada aluno escreveu o seu próprio texto sobre os diferentes tipos de amor.
Em toda a atividade tiveram a participação de dois alunos surdos, onde se mostraram muito atenciosos e esforçados para cumprir as tarefas. Uma intérprete de Libras e um dos alunos nos auxiliaram na comunicação com os alunos surdos, já que possuíam maior facilidade com a Língua de Sinais. Concluindo a atividade de produção de texto, os alunos foram dispensados.
Neste momento as bolsistas tiveram um momento de reflexão observando destacando as produções dos alunos.
Foi satisfatória a experiência como docente, ainda mais com alunos participativos como estes, eles se sentiram a vontade para falar e perguntar, e da mesma forma também as bolsistas, então a sensação ensinar foi simplesmente incrível.
Bolsistas do Pibid Letras e três alunos da 8ª série vespertino da escola Marechal Bormann
Lizandra
ai estamos nós, no primeiro contato com os alunos
ResponderExcluirque maravilha!!! primeiro né? mas, de muitos.