sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Informações sobre a escola parceira do subprojeto e sobre a inserção das bolsistas no ambiente escolar

O Subprojeto de Letras da UFFS, campus  Chapecó, tem como escola parceira a EEB Marechal Bormann, tradicional em Chapecó, localizada no centro do município, e possuindo prédio arquitetônico histórico. Abrange estudantes dos mais diversos níveis culturais, econômicos e sociais, vindos de várias regiões do município, com um quadro de profissionais efetivos e habilitados.

            Em 2005, foram implantadas as salas ambientes para o Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio, com o objetivo de motivar alunos e professores no processo ensino aprendizagem. Nas turmas de Ensino Fundamental e Médio, onde há alunos surdos, a escola conta com um professor intérprete e um segundo professor para alunos com TDHA (Transtorno do déficit de hiperatividade e atenção). Há também uma classe hospitalar que funciona junto ao Hospital Regional do Oeste, a escola é considerada Pólo no atendimento aos surdos, e se destaca também por apresentar uma Banda Estudantil que participa de vários eventos, principalmente no desfile de 7 de setembro.

            Para obtermos um melhor reconhecimento do espaço escolar e das características específicas da instituição de ensino, primeiramente estivemos fazendo o estudo de alguns documentos oficiais como o PPP (Projeto Político Pedagógico) e a Proposta Curricular de Santa Catarina, e para nos inserirmos no ambiente escolar e nos integrarmos com os professores, alunos e demais bolsistas em trabalho na escola,  estivemos fazendo a observação de algumas aulas, que nos possibilitaram perceber a maneira como se comportavam os alunos, a forma de planejamento das aulas e os métodos de ensino utilizados pelos professores.

            A observação de aulas, foi uma experiência muito significativa para nós bolsistas,  pois nos permitiram vivenciar na prática, a rotina escolar, as atividades de planejamento, avaliações, que nos possibilitaram perceber estratégias de atuação na escola e no diagnóstico das necessidades específicas da comunidade escolar.

Observação de aulas
















                                                                                                                                           Lidiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário