Esta escola que fica no centro de Chapecó, e foi fundada em 1930 onde se chamava Escola Feminina de passo dos Índios. Mudou várias vezes o seu nome: Escola mista Estadual de Chapecó, Escola Isolada Coronel Fernando Machado, Grupo Escolar Coronel Fernando Machado, Grupo Escolar Marechal Bormann, Escola Básica Marechal Bormann, Colégio Estadual Marechal Bormann, até que, em 2000 recebeu o nome de E.E.B. Marechal Bormann, após a implantação do Ensino Médio.
Quando foi fundada, oferecia somente os cursos primários. Possuía 4 salas de aula e 4 dependências, em um prédio de madeira, localizado onde hoje está o Ginásio de esportes do Clube Chapecoense. Em 1953 foi transferida para o prédio atual.
Com um crescimento gradativo, em 1981 sentiu-se a necessidade de criar uma sala de recursos para deficientes auditivos, hoje denominado SAEDE (serviço de atendimento educacional especializado no atendimento a alunos com deficiência auditiva), tornando-se uma escola pólo em surdos. Hoje, a escola possui turmas de SAEDE/DA e conta com o serviço de intérpretes de Libras nas turmas em que os alunos surdos integram.
A escola conta com uma classe hospitalar, que funciona junto ao HRO e atende alunos em idade escolar internados na pediatria do hospital, auxiliando no aprendizado das crianças e jovens mesmo durante todo o tempo que estão afastados da escola.
Desde 2005, após um amplo trabalho de discussão e planejamento de todos os setores da escola, foi implantado um novo sistema de Salas Ambientes, no qual, as salas de aula foram transformadas em oficinas que abrigam as diferentes disciplinas do currículo escolar, equipadas com materiais pedagógicos específicos de cada uma delas. Estas salas são uma excelente alternativa de organização do espaço de aprendizagem, que possibilitam o desenvolvimento de estratégias diferenciadas e enriquecem o ambiente escolar, motivando o aluno a aprender mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário