quinta-feira, 31 de maio de 2012

Participação dos alunos da EEB Marechal Bormann na produção do documentário sobre a escola

Durante o mês de março, foi realizada uma Oficina com alunos de 8° série do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio da EEB Marechal Bormann na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o objetivo de produzir um documentário possuindo como foco principal a escola, durante as aulas que ocorreram semanalmente, os alunos tiveram a oportunidade de se dedicar ao ensino de técnicas para produção de documentários.
No decorrer da oficina, os alunos foram divididos em grupos, e, enquanto alguns, ficavam responsáveis pela produção do roteiro, outros pensavam nas imagens e nos participantes da história que seria contada. Em um dos primeiros encontros, como ensaio e aprimoramento das técnicas que seriam desenvolvidas mais adiante na oficina, os alunos entrevistaram o professor Antonio Alberto Brunetta, da UFFS, durante essa entrevista, os participantes tiveram a primeira oportunidade na Oficina de compreender na prática, as técnicas e os equipamentos que seriam utilizados na produção do documentário. 
Nas semanas seguintes, já familiarizados com as técnicas e equipamentos utilizados durante a produção do documentário, os alunos entrevistaram alguns professores que já trabalharam na escola, funcionários e estudantes, que relataram algumas de suas experiências durante a passagem pela EEB Marechal Bormann, o que motivou ainda mais os alunos a conhecerem a história da escola em que estudam hoje.
Para Letícia Viana, a participação em uma oficina como essa é uma oportunidade única. “Se não fosse através do projeto, talvez a gente nunca pudesse ter contato com alguém que faz documentários e filmes e nem mesmo aprender a como fazer.” Ela disse ainda que essa pode ser uma porta para o futuro. Com certeza, a experiência de como produzir um documentário para esses estudantes foi muito importante, pois além de aprenderem as técnicas, eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da EEB Marechal Bormann além de terem contato com a UFFS, onde futuramente eles podem fazer um curso superior.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário